domingo, 28 de junho de 2009

Faísca McQueen


Estou absolutamente fascinada pelo McQueen!

Não é o Steve, não - esse também era bem giro...

É o Faísca do filme "Carros" da Disney. Bem sei que venho muito atrasada, o filme é de 2006 (ano em que nasceu o Tiago!), mas mais vale tarde do que nunca.
Agora ele é cromos, camisolas, miniaturas, decoupage, etc, etc. ADORO, ADORO, ADORO!!!
Não me canso de ver o filme com o meu filhote (tanto em inglês como em português). Ai se no meu tempo - que coisa de cota?! - eu tivesse visto esta maravilha, doida como já era por automóveis?!!...
Que bela lição de HUMILDADE!
E os porches, mazdas, chevys, VW, caddys, hornets, impalas, etc., a route 66, as paisagens - absolutamente fabuloso!!!

sábado, 27 de junho de 2009

Resumo de Férias




  • Como já se sabe, o Piratinha é o Amor da minha vida! Fomos ao Zoo de Lisboa e adorámos! The special ones: girafas e suricates - impagáveis!
  • Claro que que não li o romance policial a que me propus - fiquei-me pelo "Manual de Teosofia" de G. Buck.

  • O Algarve continua a não conseguir seduzir-me ("O mar deixou o Alentejo / onde trouxe canções de ouro / mas volta a matar saudades / nas ondas do trigo loiro").

  • A Season continua Silly, mas quanto a isso já desisti... Portugal verá novamente melhores dias - eu acredito!

  • Obrigada Sãozinha pela companhia e apoio femininos! E pensar que nos apoiámos uma à outra nos agrestes dias de caloiras do Técnico, já lá vão 20 anos!...

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Condecorado

Os meus parabéns ao meu bastonário Engº Fernando Santo pela sua condecoração hoje com o grau de Grande Oficial da Ordem do Mérito, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, atribuída por sua Exª o Presidente da República. Sem qualquer sombra de dúvida que este Homem a merece pelo excelente trabalho que vem desempenhando desde 2004 à frente da Ordem dos Engenheiros, e, sobretudo, pela batalha (ganha) da redignificação da profissão.

Muito grata,

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Férias


Até breve Amigos, mais propriamente até 1 de Julho.


Vou descansar os olhos e curtir o meu "pirata".


Livro para as férias: Maré de Sorte (Agatha Christie).


Análise (telegráfica) aos resultados eleitorais para o Parlamento Europeu (07/06/2009)

  • Abstenção + brancos + nulos = 70 % - Derrota total deste nosso sistema político e derrota do projecto europeu (tal como tem sido conduzido). O PR deve de imediato convocar o Conselho de Estado (Conselho formado por homens sábios e íntegros)!

    A Europa só faz sentido se orientada por princípios de solidariedade e verdadeira vontade política de crescimento em todas as vertentes (económica, social, cultural, ambiental, etc.) para todos e não somente para “alguns”;

  • PSD – 31,69% (de 36,63% de votantes, não esquecer!) – Uma vitória matemática de votos maioritariamente contra o PS.

  • PS – 26,58% (de 36,63% de votantes!) – Isto não é uma derrota, é um apelo à demissão imediata de J. Sócrates (*) e à queda da Assembleia da República.

    (*) Pf, parem de o reverenciar com o título de Engº, envergonha aqueles que o são verdadeiramente!!!

  • BE – 10,73% (de 36,63% de votantes!) – A escalada dos trotskistas e de mais tiques de totalitarismo disfarçado…
  • CDU – 10,66% (de 36,63% de votantes!) – A “descalada” dos stalinistas. Vistas bem as coisas, são uma espécie em vias de extinção.

  • PP – 8,37% (de 36,63% de votantes!) – Podem ser a surpresa das legislativas. Não morrem, não matam, mas moem!!!

  • Pequenos Partidos – 5,35% (de 36,63% de votantes!) – Ena, Ena, o MEP com 1, 49%, o mais votado! Boa Laurinda (eu gosto muito de ti!)! – Ainda há pessoas que acreditam que isto tem solução, e ainda bem!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dr. Sousa Martins - Português Ribatejano Médico Santo

O Dr. Sousa Martins de seu nome de baptismo José Tomás de Sousa Martins, nasceu em Alhandra a 7 de Março de 1843, e faleceu em Agosto de 1897.

Desde cedo sua vida não foi fácil, e bastante jovem foi viver para Lisboa. Empregou-se como marçano na Farmácia Ultramarina, propriedade de um tio seu, sita na Rua de S. Paulo, em Lisboa, e que ainda hoje existe. Tornou-se exímio manipulador de produtos naturais e de praticante de farmácia chegou a farmacêutico. Após o curso de Farmácia, tirou o de Medicina, e em poucos anos tornou-se uma das figuras mais marcantes do século XIX.

Foi professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa. Grande professor, tanto pelo seu saber, quanto pelo lado humano que transmitia, pelos seus alunos era muito estimado e mesmo venerado. A estes ensinou que: “Quando entrardes de noite num hospital e ouvirdes algum doente gemer, aproximai-vos do seu leito, vede o que precisa o pobre enfermo e, se não tiverdes mais nada para lhe dar, dai-lhe um sorriso.” Mesmo depois da sua morte, as suas lições, coligidas, eram referência obrigatória.

Foi um dos médicos mais prestigiados de Portugal, tendo ficado famoso pela sua luta contra a tuberculose. Cientista prestigiado, desfrutou de projecção internacional pelo estudo da tuberculose e das doenças nervosas.

Dedicou-se à medicina, física, química, botânica, zoologia, cirurgia, literatura, poesia, filosofia, história e oratória.
Defendeu a construção de sanatórios, afirmando que a zona da serra da Estrela era propícia ao tratamento da tuberculose. Por isso, o primeiro sanatório construído nas Penhas da Saúde, por iniciativa de Alfredo César Henriques se chamou Sanatório Sousa Martins.
A luta contra a tuberculose expunha-o à doença, nos contactos diários e directos com os doentes terminais. Detinha-se junto deles, a amenizar-lhes o medo. Muitos morreram de mãos entre as suas, alguns viram-lhe auras estranhas sobre os cabelos.

O Dr. Sousa Martins foi atacado pela tuberculose. Alguns dizem que querendo evitar o seu próprio sofrimento, suicidou-se em 1897. Outros dizem que faleceu de morte natural, tendo como prova disso a sua certidão de óbito. Os seus restos mortais repousam no cemitério de Alhandra.
Ao tomar conhecimento da morte do Dr. Sousa Martins o rei D. Carlos disse: “Ao deixar o mundo, chorou-o toda a terra que o conheceu. Foi uma perda irreparável, uma perda nacional, apagando-se com ele a maior luz do meu reino”.

Acerca do Dr. Sousa Martins, o prémio nobel Egas Moniz disse: “Notável professor que deixou, atrás de si, um nome aureolado de prelector admirável, de clínico, de orador consagrado, sempre alerta nas justas da Sociedade das Ciências Médicas.”

O escritor Guerra Junqueiro definiu-o como um “Eminente homem que radiou amor, encanto, esperança, alegria e generosidade. Foi amigo, carinhoso e dedicado dos pobres e dos poetas. A sua mão guiou. O seu coração perdoou. A sua boca ensinou. Honrou a medicina portuguesa e todos os que nele procuraram cura para os seus males”.

Reputado médico e cientista, Sousa Martins chegou a todas as camadas da sociedade. Após a sua morte, tanto o meio académico, quanto a população tornou-o numa figura muito venerada. Tendo sido construído o Museu Sousa Martins na sua terra natal.

Dr. Sousa Martins não é apenas um nome de médico. Muitos o consideram um santo e dizem que opera milagres. Amigo dos pobres, desamparados e doentes, o Dr. Sousa Martins deu origem a um extraordinário culto em Portugal. Em Lisboa ou na Guarda, as suas estátuas são visitadas diariamente por devotos que ali depositam flores, objectos em cera e velas. A ele são pedidas graças, a ele são pedidas inúmeras intervenções divinas.

Dia Mundial do Ambiente

Sem pseudo-ambientalismos - considero-me uma ecologista pragmática - comemorámos hoje com uma deslocação de metro e a pé ao melhor restaurante veggie da zona de Sete-Rios: Green Pepper, que recomendo vivamente a todos, incluindo aos carnívoros mais assanhados.

http://www.greenpepper.com.pt/

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Nova sabedoria popular

1) Em Janeiro sobe ao outeiro; se vires verdejar, põe-te a cantar, se vires Sócrates, põe-te a chorar.

2) Quem vai ao mar avia-se em terra; quem vota Sócrates, mais cedo se enterra.

3) Sócrates a rir em Janeiro, é sinal de pouco dinheiro.

4) Quem anda à chuva molha-se; quem vota em Sócrates lixa-se.

5) Ladrão que rouba a ladrão tem cem anos de perdão; parvo que vota em Sócrates, tem cem anos de aflição.

6) Gaivotas em terra temporal no mar; Sócrates em Belém, o povinho a penar.

7) Há mar e mar, há ir e voltar; vota Sócrates quem se quer afogar.

8) Março, marçagão, manhã de Inverno tarde de Verão; Sócrates, Soarão, manhã de Inverno tarde de inferno.

9) Burro carregando livros é um doutor; burro carregando o Sócrates é burro mesmo.

10) Peixe não puxa carroça; voto em Sócrates, asneira grossa.

11) Amigo disfarçado, inimigo dobrado; Sócrates empossado, povinho atropelado.

12) A ocasião faz o ladrão, e de Sócrates um aldrabão.

13) Antes só que mal acompanhado, ou com Sócrates ao lado.

14) A fome é o melhor cozinheiro, Sócrates o melhor coveiro.

15) Olhos que não vêem, coração que não sente, mas aturar o Sócrates, não se faz à gente.

16) Boda molhada, boda abençoada; Sócrates eleito, pesadelo perfeito.

17) Casa roubada, trancas na porta; Sócrates eleito, ervas na horta.

18) Com Sócrates e bolos se enganam os tolos.

19) Não há regra sem excepção, nem Sócrates sem confusão.

(A circular por E-Mail - Autor desconhecido)

quarta-feira, 3 de junho de 2009

A minha visão sobre a profissão que muito me orgulha - uma apologia


Ser Engenheiro...

É ser perguntador, é questionar.

É ser especial e positivamente crítico.

É desafiar a natureza e com ela fazer equipa.

É testar limites aos comandos da nave da inteligência.

É fazer desfazendo e desfazer fazendo, qual oleiro na sua roda a trabalhar o barro.

É perceber que é Humano e que para si trabalha.

É ler o mundo para além da física – metafísica.

É ser solidário e filósofo do progresso.

É possuir ferramentas potentes para analisar a realidade (!) e resolver problemas (!) .


É experimentar o "mundo" e (re)desenhá-lo.




HIPERCUBO - Geometria em 4D


terça-feira, 2 de junho de 2009

Culto e Alimentos para o Ego



  • Malas e carteiras (que vício!)

  • Relógios (Madison NY, Lorus, Tag Heuer, Baume et Mercier, Bvlgari, Swatch Vintage)

  • Óculos de sol (n)
  • Perfumes (Bvlgari, Estée Lauder, Armand Basi, C. Dior, YSL, Hermés)

  • Range Rover (só há um, o V8 e mais nenhum!)

  • Um bom gloss para lábios…

  • Ouro português / filigranas

  • Leques pintados à mão (valencianos, de preferência)

  • Gares de comboios e aeroportos (lugares de encontros felizes)

  • ’80: George Michael (quando os gays eram sexy´s)

  • Puro Rock: Queen e Led Zeppelin

  • Elas: Ella Fitzgerald, Sarah Vaughn, Mahalia Jackson, K.D. Lang, Sade, Skin;

  • Um filme inspirador: Kill Bill

  • Uma Diva: Amália

  • Um Homem: Infante D. Henrique

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dia Mundial da Criança



Hoje sei que este é o dia mais importante de todos – celebrar a Infância! Eis a etapa mais sábia (Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus - JC). Ver a Deus significa estar no Todo e o Todo em si – meditação, contemplação pura, felicidade permanente - mesmo nas contrariedades. O Coração e a Mente ainda não estão poluídos por pensamentos e emoções tóxicas (Deixai vir a mim a criancinhas porque delas é o Reino doas Céus – JC). O Homem tem muito caminho para trilhar (É preciso renascer pelo Espírito- JC), muitos pecados e sofrimentos para queimar na fogueira do Amor…

Hoje consigo vislumbrar um sentido em tudo isto – a imortalidade é uma certeza, a maternidade / paternidade um poder incomensurável (educar – para o bem ou para o mal, preparar o Bom Combate) e uma aprendizagem permanente.

Hoje e sempre quero ser pequenina perante todas as crianças (as de ontem, de hoje e de amanhã).

Que Deus tenha misericórdia sobre aqueles que pecam contra a Inocência – seja fome, guerra ou qualquer forma de violência!

Divino Infante, Rogai por Nós.

Tiago, que alegria por me teres escolhido para tua mãe.