sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Os Bastonários

Ontem à noite pude ver um pedaço de um programa da Judite de Sousa (Serviço Público) em que estavam em mesa redonda os bastonários das três principais ordens profissionais - Médicos, Engenheiros, e Advogados.

Do Dr. Pedro Nunes (médico) ficou-me a impressão de um servidor dos interesses de quem governa - politicamente correcto, portanto. Nem carne, nem peixe... Hoje em dia, encontram-se muitos carroceiros (incompetentes mesmo!) a exercer medicina no SNS, nos Centros de Saúde e nos Hospitais e muita falta de respeito humano pelo doente! Não está a Ordem legalmente incumbida de velar pela qualidade do Serviço Médico?

Do Dr. Marinho Pinto (advogado), a boçalidade e a afronta inconsequente a tudo e a todos. Os advogados não deveriam poder ser deputados? Esta agora! E os outros poderiam? A fiscalização da transparência política é que deveria funcionar, as investigações criminais é que deveriam ser consequentes, o Ministério Público deveria ser isso mesmo que o seu nome indica e fazer o seu trabalho. Os tribunais não "andam" e nós vivemos num Estado de Juízes e não de Direito como é suposto. O cancro está nas ligações político-partidárias e nas associações a grupos de interesses (económico-financeiros, sexuais, outros) e a sociedades semi-secretas...

Do meu caríssimo Engº Fernando Santo, a inteligência, a objectividade, o rigor na colocação dos factos de forma nua e crua, sem artifícios, sem retórica vazia, sem servilismo. Um exemplo para os dias de hoje, em que, entre outras coisas, os lugares de chefia e de direcção das empresas são entregues a boys do(s) aparelho(s), vazios de conhecimentos e de experiência técnica. Uma vergonha!

Sem dúvida que o meu bastonário, até pela elegância com que se apresenta, com que discursa, mete os outros todos num chinelo. Mas os portugueses gostam mesmo é de labregos.

2 comentários:

  1. Boa tarde, Ângela Maria

    Agradeço o ter colocado o meu blogue nos seus a seguir.

    Gosto do seu Blogue e com a sua permissão vou colocá-lo na lista dos meus favoritos, de modo a passar aqui mais vezes.

    Infelizmente não vi o programa em causa neste "post", pelo que não posso comenta o que escreveu.

    Melhores cumprimentos

    José Magalhães

    ResponderEliminar
  2. Caro José,

    Muito grata pelas palavras; Considere-se desde já permitido a passar aqui por este cantinho!

    MCps

    ResponderEliminar