sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Aniversário

Este ano, quis passar o meu melhor aniversário de sempre. E assim foi, apesar dos pesares…

Este ano, decidi que nunca mais repetiria os erros de anos anteriores, em que quase sempre, de algum modo, o trabalho ou os outros impunham a sua presença no dia em que eu “festejava” a minha entrada nesta Aventura. No ano passado foi o cúmulo da má-criação – nem me quero lembrar! Em pleno dia de semana, algumas almas que deambulam lá pelo trabalho e que por sinal, me são completamente non-friendly, resolveram organizar um almoço em minha "homenagem"! Foi de tal maneira, que as pessoas com quem eu realmente queria passar o dia não quiseram estar presentes naquele arraial, ao qual não fui capaz dizer que não. A cereja no topo do bolo foi o restaurante que era pior que mau. Um bruxedo!!!

Este ano, escolhi desfrutar do meu filho – fizémos gazeta e foi um dia de brincadeiras em grande! Este ano eu escolhi ser feliz!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Relembrando as Obras de Misericórdia Cristã:


Dar de comer a quem tem fome / Dar de beber a quem tem sede / Vestir os nús / Dar pousada aos peregrinos / Assistir aos enfermos / Visitar os presos / Enterrar os mortos / Dar bom conselho / Ensinar os ignorantes / Corrigir os que erram / Consolar os tristes / Perdoar as injúrias / Não julgar as fraquezas do próximo / Rogar a Deus por vivos e defuntos.



Não é pêra doce!!!

Mas quando Ele nos confrontar, face a face, com o que fizémos com os talentos recebidos, o que será que podemos responder?

Despedida

No regresso a casa, impulsivamente virei o carro em direcção ao Cabo, depois de atravessada a velha ponte, e desci até à margem. Percebi que a estrada acabava mesmo no rio. Parei e entreguei-me à contemplação dos reflexos e remoinhos. Numa serenidade olímpica relembrei rapidamente estes amargos dias de despedida, numa simbiose quase perfeita com este imenso corpo de água.
"Lembra-te de que é no “coração” que vive o Espírito, e é na razão que Ele actua. Estou em paz, estás em paz."
Procuro compreender… Hoje tu, amanhã eu. Para além do espelho, lá nos encontraremos todos. Até à Eternidade!

Dei ignição e voltei para casa.


Vila Franca de Xira, 15 de Fevereiro 2009
Em memória de MNRP

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Tertúlia dos (Con)Vencidos I

Abdicação

Toma-me, ó noite eterna, nos teus braços E chama-me teu filho.
Eu sou um rei Que voluntariamente abandonei O meu trono de sonhos e cansaços.
Minha espada, pesada a braços lassos, Em mãos viris e calmas entreguei;
E meu ceptro e coroa - eu os deixei Na antecâmara, feitos em pedaços.
Minha cota de malha, tão inútil, Minhas esporas, de um tinir tão fútil, Deixei-as pela fria escadaria.
Despi a realeza, corpo e alma, E regressei à noite antiga e calma Como a paisagem ao morrer do dia.

Fernando Pessoa

Nenhum outro escrito ilustra tão bem o meu sentimento de desistência sem nunca verdadeiramente desistir. Adoro este poema tão visual!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Onde estão os Homens bonitos?

Aqueles por quem suspiramos, seja colírio para os olhos, hidratante para o corpo, ou perfume para a alma?! Aqueles que despertam as mais selvagens paixões, ou que fazem sedimentar o Amor (sem fossilizar!)?! Por onde andam essas relíquias, esses elfos da floresta de betão?! Só “vejo” almas (de) penadas… sem rosto, sem alegria, sem charme, sem arte, sem ideais, sem coragem, que tristeza!...

Nós não queremos sapos, nem precisamos de príncipes encantados, mas desejamos verdadeiros cavaleiros (knights) para o Sec. XXI.

Mulher-Mãe: Começa já a preparar a távola do futuro!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A Cleuza veio com o Vento


Na passada madrugada acordo com o despertador às 06:30, ainda o sol não havia mostrado raios lá para a Lezíria, e vejo uma luz surgir do fundo das escadas:
- Está uma luz acesa lá em baixo!
- Como?!! – Estremunha o Zé – Ontem desligámos tudo quando subimos com o Tiago, não foi?...
Espreito um bocadinho para a galeria branca com tecto em sela e apercebo-me que afinal era a minha pequena baiana que já passava a ferro sem o mínimo de ruído. Volto para o quarto e tranquilizo o marido:
- É a Cleuza.
- Então veio com o vento – Resmunga ele com sono. Dei umas boas gargalhadas apesar da situação não ter graça nenhuma, pobre moça, ao imaginar a Cleuza empoleirada numa vassoura a voar empurrada pelo vendaval e perseguida pela chuva – eta Inverno chato! – até aterrar na minha casa, qual bruxinha boa!!! Obrigada Cleuza pela dedicação e eficiência com que trata da minha casa. A Cleuza já passou muito nesta vida, tanto lá como cá. Ainda agora a vi chorar pelo ex-marido que morreu, o pai dos seus filhos - espalhados lá por terras de Vera-Cruz -, e por quem tinha sido tão apaixonada... mas a alegria com que ela me brinda todos os dias (é cola-capeta) não tem paga!

Para a Ana Margarida


Foram anos de recordação permanente daquela que foi a minha melhor amiga de infância, ou seja, aquela que mais marcou a minha Inocência, aquela por quem nutria uma amizade tão pura, quase fraternal. Perdoa-me se para ti são exageros. Para mim são pétalas tão raras…

Eu sabia que, mais ano menos ano, havia de te reencontrar e reescrever as memórias com novas impressões. O meu coração transborda de felicidade agora que me enchi de coragem e fiz o último contacto quase directo a ti, Ana. Vera, fico-te eternamente grata.

Ainda guardo, como grandes tesouros, pequeninos escritos teus de há cerca de 25 anos (parece que foi ontem…) Sem nostalgias, muitas vezes sonhei contigo – conversávamos normalmente –, ou comigo na tua busca. Mas não acordava triste. Sempre que acontecia o sonho, e foram muitos ao longo destes anos, acordava feliz e com uma certeza – esta de que um dia, em breve, estaria aqui a escrever-te estas palavras. Perdoa-me se estas te incomodam, mas não consigo conter tanta Alegria! Desejo-te a ti, a toda a tua famíla, e especialmente aos teus filhos, toda a Felicidade do mundo e que Deus vos acompanhe sempre em todas as horas.